artigos originais, atualidades sobre energia solar

Resumo da Pesquisa Completa Sobre a Energia Solar em 2017 (Instituto Ideal)

O instituto Ideal tem realizado uma pequisa bastante detalhada sobre a energia solar  nos últimos 5 anos. Trata-se de uma organização privada brasileira sem fins lucrativos que atua na promoção de energias renováveis. Pela última pesquisa, referente ao ano de 2017, é possível ter uma boa noção das tendências atuais da energia solar. Veja alguns gráficos selecionados:

aw_tempo de atuação

Pelo gráfico acima podemos ver que os últimos 2 anos foi o período de “boom” do surgimento de empresas de energia solar, causado exatamente pela grande procura por esta tecnologia e melhora da viabilidade da instalação, em termos de custo, rapidez e pessoal capacitado.

aw_região

Vemos no gráfico acima que as regiões onde mais existem empresas de energia solar são localizadas no sul e sudeste, onde de fato o desenvolvimento tecnológico é mais rápido e estão localizados os maiores centros tecnológicos, e também é onde chegam inicialmente os materiais importados quem compõem o sistema.

 

aw_segmento

O principal segmento de atuação das empresas de energia solar é a residencial, mesmo porque as edificações residenciais são as mais numerosas e seu tempo da implementação do sistema em residências costuma ser menor, já que a demanda de energia se restringe à quantidade de moradores. Em seguida vem o seguimento comercial, que vê na energia solar não só uma forma de economizar, mas também de mostrar aos clientes a pegada ecológica que a empresa proporciona, utilizando energia limpa.

 

aw_tempoconclusão

Vemos no gráfico acima o quanto reduziu o tempo para a conclusão: 6 meses em 2013 para pouco mais de 2 meses em 2017. Os prazos máximos para execução de cada etapa do processo pela distribuidora, no caso de sistema conectado à rede de distribuição local, são estabelecidos por normas, e portanto a empresa instaladora geralmente depende apenas da finalização da parte da distribuidora para realizar a sua parte. As seguintes atividades da distribuidora estão previstas: emitir parecer de acesso; fazer a vistoria da instalação; entregar o relatório da vistoria; aprovar e efetivar a conexão – 34 dias para microgeração e de 49 dias para minigeração. Se houver a necessidade de obras na rede, o prazo do parecer de acesso aumenta em 15 dias para microgeração e em 30 dias para minigeração, tornando maior, também, o prazo total do processo.

 

aw_custototal

Como se pode ver, mais de 50% do custo do sistema está nos módulos e nos inversores, que são os elementos mais importantes do sistema. Outros custos que podem acabar por passar batido, mas que são essenciais, somam 27% do custo total, que são as estruturas metálicas de suporte (sem as quais o sistema poderia estar suscetível a diversos problemas), custos e despesas administrativas (que são a emissão e elaboração de documentos, deslocamentos e despesas fixas do instalador) e componentes elétricos (que vai depender da situação da instalação inicial).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s